quarta-feira, 3 de junho de 2009

CAIXA DE MATEMÁTICA



1o. tema é a Caixa de Matemática.

Acessório muito útil em sala de aula.
A caixa foi sugerida pelo professor Cristiano Muniz para auxiliar os professores e professoras, no trabalho com vários conceitos matemáticos.
Cada caixa tem o "jeito" do dono, mas, geralmente se coloca objetos para contagem, calculadora, fita métrica, etc.
A idéia é postarmos aqui exemplos de atividades para usar a caixa de matemática em sala de aula.

8 comentários:

  1. A primeira coisa que devemos fazer com a caixa de matemática é propiciar a exploração livre da mesma. Enquanto as crianças olham as coisas que elas têm na caixinha, podemos fazer algumas perguntas dos tipo: O que você tem mais na caixa? O que você tem menos na caixa?

    ResponderExcluir
  2. Este blog é de fundamental importância para o desenvolvimento da educação matemática de nossas escolas, afinal, acessando-o, o professor pode ter contato a informações importantes para sua práxis. Quanto a caixinha matemática, é por meio dela (também) que favorecemos aos nossos alunos acesso a objetos culturais que permitem um fazer matemático com significado.
    PArabéns à criadora do blog e aos seus adpetos.
    Mais um amigo
    Cristiano Muniz

    ResponderExcluir
  3. Pessoal!! Onde estão as idéias?? Vou colocar uma... Escolher um objeto da caixa de matemática e comparar com outro objeto, especificando as semelhanças e diferenças, como largura, comprimento, espessura, textura, tamanho, etc.

    ResponderExcluir
  4. Os alunos dos 2ºs anos no colégio CIMAN trabalham com a caixa de matemática constantemente. Usamos o "tapetinho" para garantir a compreensão do valor posicional do número ao representar quantidades e fazer operações. Este tipo de aula, torna mais prazeroso o momento de aprendizagem. As turmas se envolvem bastante com as aulas e pedem para sempre ter outros momentos iguais a esse. Além disso, assimilam com maior facilidade os conceitos explorados.

    ResponderExcluir
  5. Nossa!! Adorei as ideias!!!A escola em que trabalho está iniciando este ano o trabalho com a " caixa de matemática", por isso estou um pouco perdida. Espero poder encontrar aqui muitas dicas legais!!
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  6. Que bom achar comentários sobre a caixa de matemática. Na Escola Circo Criativo, em taguatinga - DF, trabalhamos a caixa de matemática a 2 anos. Digo a voces que é um momento de aprendizagem concreta da cabecinha de nossos alunos. Gostaria de ter o contato do professor Cristiano Nunes o idealizador desta idéia. Sei que ele é professor na UNB, mas ainda não consegui contato. Peço a gentileza se alguem souber contato informar pelo e-mail : luciaesc@terra.com.br. Muito obrigada
    Professora Lúcia Cristina
    Diretora da
    Escola Circo Criativo

    ResponderExcluir
  7. Essa ideia é realmente maravilhosa. Sou professora do 5º Ano e trabalho com a Caixa Matemática há 4 anos, os alunos curtem muito. Temos calculadora, régua, dados, dinheirinho de brinquedo, compasso, transferidor, elásticos coloridos, fita métrica, entre outros pequenos objetos...

    ResponderExcluir
  8. Que saudade!
    Foi um grande privilégio tê-la como coodenadora. Muito do que sou como educadora, devo ao que aprendi com você.
    Você é tudo de bom!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua ideia, ou sugestão.