domingo, 2 de agosto de 2009

Sistema Monetário


Atividade com o Sistema Monetário

A caixa de matemática tem sido um excelente instrumento para uma melhor compreensão dos conteúdos matemáticos.
Nas turmas dos 3os. anos isso tem sido frequente.
Fizemos uma Festa da Matemática utilizando dinheirinhos existentes na caixa de matemática.
Cada estudante trouxe para sala de aula um prato com alimentos, esses alimentos foram listados e com essa lista, preparamos a tabela de preços.
Para realização da tabela, as crianças já tinham noção do valor de cada alimento, colocaram esse valor em exposição e, depois de uma análise por todos, preparamos a tabela escrita que ficou exposta no mercadinho para a verificação na hora de vender.
As crianças prepararam ou compraram os alimentos, organizaram a sala e tiveram o cuidado de procurar dinheirinho (da caixa) que também facilitasse no troco.
Foi um verdadeiro sucesso!!
Foram convidados professores, coordenadores, orientadores, secretárias e ajudantes para a "festa" e as pessoas que compareceram lá, levaram dinheirinho de brinquedo, escolheram o produto, e o mais interessante, é que eles ainda negociavam as mercadorias.
Nosso mercado foi visitado por todos e realmente se tornou uma linda festa da matemática!

Um comentário:

  1. Gisele Stefanini Chiarato Monteiro31 de agosto de 2009 às 20:28

    A equipe do 2º ano vem trabalhando com a caixa de matemática (principalmente os palitinhos e tapetinhos) para trabalharmos os soltos, amarradinhos e amarradões, o que vem dando resultados positivos, pois os alunos sentem-se motivados, sempre pedindo para trabalharmos mais com a caixa, mostrando-se mais centrados nas aulas! O uso de materiais concretos nas aulas de matemática, faz com que as aulas tornam-se mais prazerosas! Equipe do 2º ano - CIMAN.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, sua ideia, ou sugestão.